AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO DEPARTAMENTO DE AUDITORIA INTERNA

Há quase duas décadas, o IIA Global realiza Avaliações da Qualidade dos Departamentos de Auditoria Interna para organizações do setor público e privado (diferentes portes) em diversas regiões do mundo. Desde o início de 2013, o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) passou a gerir esse serviço e a oferecê-lo a empresas no país.

Essa avaliação trata-se de uma análise da conformidade da função de Auditoria Interna, das normas definidas no IPPF (Estrutura Internacional de Práticas Profissionais), bem como de outros regulamentos que afetam a profissão. O processo tem duração de uma ou duas semanas, dependendo do tamanho da organização e do departamento de Auditoria Interna. Ele é realizado por uma equipe de consultores com vasta experiência na carreira e alinhados com as últimas inovações e tendências do segmento.

Como resultado dessa análise, emite-se um relatório de recomendações para mudanças nos procedimentos e políticas – alinhamento com as melhores práticas da área e programas de capacitação profissional. Caso a empresa esteja cumprindo com os mais elevados padrões em Auditoria Interna, uma certificação com o selo de qualidade comprovada do IIA será concedida.

A quais perguntas a Avaliação da Qualidade (Quality Assessment - QA) responde?

  • Como é vista a atividade de Auditoria Interna na organização?;
  • Como posso garantir ao Conselho que estou trabalhando corretamente?;
  • Nossa atividade de auditoria interna contribui suficientemente para a melhoria dos processos de gestão de riscos, controle e governança?;
  • O plano de auditoria está adequado?;
  • Estamos organizados corretamente?;
  • Contamos com os recursos apropriados?;
  • Utilizamos os recursos de um modo eficaz e eficiente?;
  • Os trabalhos de auditoria são realizados com o devido cuidado profissional?;
  • Utilizamos e estamos alinhados com as melhores Práticas Internacionais (IPPF)?

Sua empresa já possui um Programa de Qualidade e Melhoria para o Departamento de Auditoria Interna?

O Programa de Avaliação da Qualidade também é desenhado para permitir uma análise da correspondência da atividade de Auditoria Interna com a própria definição da carreira, identificando sua aderência ao Código de Ética. O processo também avalia a eficiência e a eficácia da atividade de Auditoria Interna e aponta oportunidades de melhoria.

Para mais informações, acesse o Guia Prático Programa de Avaliação de Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna”.