TUTORIAL



O que é computer-based testing (CBT)?
CBT (Computer Based Test) é a realização dos exames das Certificações existentes através de computador, diretamente em um prestador de serviços pré-determinado. O fornecedor escolhido para prestar este serviço é a "Pearson VUE" (www.pearsonvue.com/iia).

 

 

Quem é Pearson VUE e por que eles são um bom parceiro para o IIA?
Pearson VUE administra 40 milhões de exames por computador por ano em 145 países em múltiplas línguas. Eles são líderes em administração global de computer-based test. Os investimentos em tecnologia da Pearson Vue garantem segurança e oferecem um melhor serviço para os candidatos.

Existem exames do IIA oferecidos via Internet?
Não. A aplicação dos elevados padrões de segurança e integridade para a realização dos exames só pode ser garantida em um ambiente confiável controlado. Dessa forma, os exames de CIA e de especialidades estarão disponíveis apenas em Centros de Aplicação de Testes da Pearson VUE, estabelecidos ao redor do mundo.

Por que o IIA está mudando o processo manuscrito para exames via CBT?
A implementação do CBT reforça o compromisso do IIA de servir a comunidade de Auditoria Interna através de um processo válido e confiável para a realização dos exames. Além disso, a mudança na forma de aplicar e realizar exames gera inúmeros benefícios para os candidatos, incluindo:

• Realização de exames com maior freqüência;
• Possibilidade de agendar testes em datas, horários e locais apropriados e convenientes para os candidatos;
• Agilidade na divulgação dos resultados;
• Ambientes próprios para a realização de exames, que permitem maior concentração...
• Oferecer aos candidatos ambientes adequados e profissionais para realização dos exames, permitindo o máximo de concentração com o mínimo de interferências externas.
• Redução do risco de marcações erradas ao passar as respostas de um Caderno de Questões para o Cartão - Resposta;

Os demais exames de outras especialidades como “Certification in Control Self-Assessment® (CCSA®)”, “Certified Government Auditing Professional® (CGAP®)”, e “Certified Financial Services Auditor® (CFSA®)”, também serão oferecidos no formato CBT?
Sim, todos os exames estão disponíveis em CBT desde 12 de setembro de 2008.

Os candidatos poderão optar pela realização dos exames manuscritos ou no formato CBT?
Não. Desde de 2008, o "CIA" e os demais exames de especialidade são oferecidos apenas no formato CBT.

Qual é a política adotada pelo IIA quanto à realização dos exames após uma primeira tentativa mal-sucedida?
Os candidatos que não passaram em uma parte do exame ou de uma especialidade devem esperar 90 dias para refazer aquela parte ou especialidade.

Quando os exames poderão ser realizados?
Os exames serão realizados durante todo o ano. Os locais de exame da Pearson VUE geralmente estão abertos cinco ou seis dias por semana, de acordo com as condições locais. Vale a pena registrar que os candidatos poderão realizar seus exames mesmo quando os escritórios do Instituto estiverem fechados, contanto que o local da Pearson VUE esteja disponível.

Quanto tempo os candidatos terão para a conclusão de cada exame?
Exame CIA – Os candidatos terão 2 horas e 30 minutos para concluir o exame. Exames de Especialidade do IIA (CCSA, CGAP e CFSA) – Os candidatos terão 2 horas e 55 minutos para concluir o exame.

Qual será o formato do exame?
As questões do exame continuarão no formato de múltipla escolha, com quatro alternativas cada.

Quantas questões terão em cada exame?

Durante a realização do exame computadorizado, os candidatos poderão retornar às questões anteriores para revisão ou alteração das respostas?
Sim. Dentro do tempo de duração estabelecido os candidatos poderão navegar livremente por todo o exame. Será possível retornar às questões anteriores, mudar as respostas e marcar as questões para posterior revisão antes do término dos testes. Entretanto, uma vez que o candidato finalizar o exame ou o tempo de duração se esgotar, não será mais permitido acessar nenhuma questão.

Como os candidatos agendarão um exame?
Para agendar um exame os candidatos deverão ter completado satisfatoriamente todos os passos do processo de inscrição e recebido uma correspondência do IIA Global com instruções para agendamento de seus exames. Os testes serão agendados pelo fornecedor (Pearson VUE) considerando a ordem de inscrição para o exame / parte, ou seja, quanto antes os candidatos agendarem com o fornecedor a realização do exame, mais chances terão de obter o local, data e horário de sua escolha ainda disponível.

Onde os exames serão realizados?
Os exames CIA e de especialidades serão realizados nos "Centros de Teste" da Pearson VUE, fornecedor mundial contratado pelo IIA. A rede de "centros de Teste" da Pearson VUE aumentou de, aproximadamente 250 locais de exame para mais de 400 ao redor do mundo. Para pesquisar os locais no Brasil, favor acessar http://www.iiabrasil.org.br/new/treinamento_certificacoes.htm

É necessário realizar as quatro partes de uma só vez?
Não. As partes podem ser realizadas separadamente.

< < <
© 2013 Instituto dos Auditores Internos do Brasil • Rua Princesa Isabel, 94 - conjs. 11 e 12 • Tel.+55 11 5523-1919 • www.iiabrasil.org.br